Notícias

Dono do PSG com R$ 2 trilhões no banco quer comprar rival do Grêmio

Vira e mexe, o assunto sobre as SAFs no futebol brasileiro mexe com o noticiário nacional e internacional. Afinal, diversos clubes no país já foram adquiridos por empresas de grande porte do exterior, como o Bahia pelo Grupo City, por exemplo. Agora, contudo, um rival do Grêmio pode ser comprado pelo proprietário do Paris Saint-Germain, a Qatar Sports Investiment, que possui diversas equipes pelo mundo.

De acordo com o portal ‘A Coluna Financeira’, esse fundo soberano do Catar possui fortuna avaliada em nada menos que 355 bilhões de dólares (pouco mais de R$ 1,8 trilhões, na cotação atual), contando com outras equipes – além do PSG – e até uma emissora que detém os direitos de transmissão do Campeonato Francês, a BeIn. O alvo sul-americano da empresa, porém, ainda não foi divulgado.

Entrada de novas SAFs prometem mexer com o futuro do futebol brasileiro e sul-americano

Mas, adquirir um clube no futebol da América do Sul faz parte dos planos da empresa catari. Na verdade, seriam duas aquisições, com um clube no futebol brasileiro, cujo nome não será divulgado, e outra no futebol sul-americano – principalmente em mercados emergentes e tradicionais. Além disso, de acordo com o jornal francês L’Équipe, a QSI também comprou 30% o Braga, de Portugal. E não deve parar por aí.

Segundo a reportagem, ‘a intenção do grupo não é exercer controle total sobre os clubes adquiridos, mas sim agregar valor, criar conexões financeiras e desenvolver competências dentro do futebol’. Até por isso, deve continuar colocando em ação seu plano de expansão por outros continentes. Há, ainda, negociações em curso para o conglomerado adquirir uma porcentagem significativa do Málaga.

Além do clube da segunda divisão da Espanha, a QSI também comprará outras duas equipes europeias, que ainda não foram reveladas. Tal movimentação reflete a tendência de grandes investidores em diversificar portfólios e fortalecer marcas, adquirindo clubes em diferentes ligas. A entrada no futebol brasileiro oferece oportunidades para o desenvolvimento e exposição internacional das ligas locais.

Fabio Ramos

Jornalista, especialista em cobertura de futebol. Traz as principais informações sobre o Grêmio no Somos Tricolores.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo